Após postagem veiculada no Blog do Jorge Amorim “Macaco encontrado morto em área rural de Barra do Choça preocupa moradores“, secretaria de Saúde Esclarece:
Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícias veiculadas nesta terça-feira 18/04/17 em relação á morte de um primata não humano (macaco) na região de Morro de São Paulo no município de Barra do Choça, a Secretaria Municipal de Saúde vem informar ter sido encontrado um macaco morto em Morro de São Paulo ,em visita realizada na localidade pelo coordenador da Vigilância Epidemiológica no dia 07/04/17 o animal não foi recolhido conforme orientação do técnico veterinário do Núcleo Regional de Saúde, antiga DIRES, pois o primata já estava em estado de decomposição, sendo inviável a coleta de partes do animal e impossibilitando o envio para salvador para o diagnóstico laboratorial. No mesmo dia a equipe de saúde do sossego se deslocou para a localidade para a atualização vacinal daquela comunidade.
Portanto, neste momento, as ações vacinal deverá permanecer vacinando conforme demanda espontânea no serviço de saúde e rotina do calendário nacional de vacinação, pois Barra do Choça não possui casos humanos de febre amarela e não é limítrofe com regiões que possuem casos humanos. A Vigilância Epidemiológica está sempre em alerta para qualquer situação de risco e agravos. Segue em anexo municípios da Bahia, segundo critérios de recomendação para vacinação contra febre amarela, 2017.
Secretaria Municipal de Saúde