Blog do Jorge Amorim

PT Pode fazer Caravana de Lula pela Transposição do rio São Francisco

 “O nordestino sabe que esse é um projeto, um trabalho de Lula e de Dilma e nós queremos no espaço mais curto possível fazer uma grande agenda pela transposição com Lula para reafirmar o nosso compromisso com Pernambuco e com o Nordeste”

Ao visitar um trecho do projeto de Transposição do Rio São Francisco, na cidade de Sertânia (PE), o líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), informou que deve se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e propor que o petista encabece “uma grande caravana pela Transposição”. De acordo com o parlamentar, a ideia é que o ex-presidente mobilize a militância e percorra a obra reafirmando a contribuição dos governos do PT para o Nordeste e para País. A obra vai beneficiar cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios do interior dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

“O projeto de Transposição foi construído ao longo dos anos com a má vontade da oposição. Aqueles que estão hoje no governo, que assumiram por intermédio do golpe parlamentar, sempre se colocaram contra essa obra. Mas agora que ela se tornou uma realidade todos eles querem tirar uma casquinha. O governador Geraldo Alckmin, por exemplo, deixou São Paulo sem água por mais de um ano, mas vem aqui falar da obra como se fosse ele que tivesse feito. Por isso é fundamental desmontar essa tentativa de iludir o povo”, afirmou Humberto, nesse sábado (4).Brasil 247

“O nordestino sabe que esse é um projeto, um trabalho de Lula e de Dilma e nós queremos no espaço mais curto possível fazer uma grande agenda pela transposição com Lula para reafirmar o nosso compromisso com Pernambuco e com o Nordeste”, acrescentou.

Ao citar Alckmin, o parlamentar fez reerência à declaração do tucano, no mês passado, quando quis para si parte da responsabilidade pelas obras. “As tubulações e bombas que foram utilizadas no Cantareira agora estão servindo à população da Paraíba e de Pernambuco”, diz o texto publicado por Alckmin no Facebook (leia aqui).

O correligionário de Alckmin, Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, barrou as obras da transposição, descumprindo as promessas das suas duas campanhas eleitorais (1994 e 1998), o que, inclusive, foi tema de reportagem da Folha, em 2001 (veja aqui).

O senador aproveitou a visita para criticar Michel Temer. “Dilma deixou Transposição com mais de 90% da obra concluída e com a previsão de finalizar todos os trechos já agora em 2017. Mas o governo de Michel Temer (PMDB), disse que só termina em 2018, castigando ainda mais o Nordeste que sofre com a pior seca dos últimos 100 anos”, lembrou Humberto.

O líder da oposição visitou a obra acompanhado da prefeita de Calumbi, Sandra Magalhães (PT), além dos vereadores Dr. Orestes Neves (Sertânia/PT), Aristoteles Monteiro (Tabira/PT), Gleybson Martins (Carnaíba/PDT), Diomedes Brito (Santa Cruz do Capibaribe/PT) e outras lideranças da região.


Curta e Compartilhe.


Leia Também