O Conselho Municipal da Saúde realizou na quinta-feira, 22 de dezembro, no auditório da Secretaria de Saúde, da última reunião mensal ordinária do ano. Em pauta a situação dos servidores públicos que não receberam seus salários por conta do não repasse do Governo Federal, apresentação do Relatório das Ações do SUS e encerramento do ano.
A solicitação da reunião partiu da conselheira, Haline Araújo. Como todos sabem os municípios brasileiros vivem momentos de incertezas quanto ao pagamento de servidores da saúde, pois muitos recursos ainda não foram repassados aos municípios, impossibilitando o pagamentos destes servidores.
De acordo a secretária Gislaine Di Lauro, a expectativa é que estes recursos saiam antes do dia 30 de dezembro, mas o conselho quer ter a certeza que, caso não saiam, os servidores não sejam penalizados, e para isso, solicitou a presença do futuro prefeito, esclareceu.Feito as explicações iniciais, o prefeito Adiodato Araújo se comprometeu, caso estes recursos saim em janeiro, em está repassando os servidores os valores referentes aos seus pagamentos. Disse, “O que podemos fazer é garantir os direitos das pessoas que trabalharam. As parcelas, o dia que sair, caso seja em janeiro, será destinado todo ao servidor, pois ele é fruto de subsistência do seu trabalho”
Não quero começar uma vida pública atropelando direitos de ninguém, ressaltou. Segundo o Araújo, com relação às parcela atrasadas, “Se por acaso, entre em janeiro, fevereiro ou março, cair algum recurso de 2016, a nossa prioridade é que seja destinado a pagar as dívidas de subsistências. Mas isso, segundo o futuro gestor, não tira odireito de entrarem na Justiça exigindo o seu direito, quer seja contra a OSCIP, ou a própria Administração, disse.
Após a participação do senhor Adiodato, a coordenadora técnica da secretaria de saúde, Marta Filadepho apresentou o relatório parcial das Ações/serviços desenvolvidos pelo SUS no ano de 2016, no município de Barra do Choça. Após alguns questionamentos e esclarecimentos, os conselheiros aprovaram o referido relatório.
Ao final os conselheiros encerraram os trabalhos do ano, com uma torta e uma lembrancinha, oferecida pela conselheira KeKeu. Alguns conselhos se despedem das atividades, Em fevereiro outros membros começam a fazer parte do processo.