Finalmente a cidade conheceu o secretariado do prefeito eleito Herzem Gusmão. Realmente havia muita expectativa, ansiedade e nos mais ingênuos até esperança de grandes novidades. Afinal o próprio radialista irradiava aos quatro cantos que iria escolher os melhores, os mais preparados, independentemente de questões políticas, para ajudá-lo a governar a cidade a partir de 2017. Abriram-se as cortinas e o palco apresentou aqueles que ele considera os melhores. >|>|>|>|>
Antigos e conhecidos políticos, muitos derrotados em eleições anteriores, outros visivelmente comandados por figuras por trás da cena e os mais novos ainda terão que comprovar competência e eficiência com a coisa pública.
A escolha desses secretários tão alardeada provocou muita decepção, não para mim que não esperava grande coisa, mas, infelizmente, foi muito pior do que até eu imaginava. Ao analisar essa seleção dos melhores fico com a impressão de que foi escalada pelo Dunga.
Mas, o radialista eleito prefeito ainda tinha uma pérola maior para ser apresentada. Com a sua poderosa voz tonitruante anunciou ao mundo: A Secretaria de Educação entreguei ao ACMneto. Pasmem: o prefeito de uma grande cidade entrega uma das mais importantes secretarias para o prefeito de outra cidade!!! E não fica envergonhado. Ou será que ele imagina que Conquista é um subúrbio de Salvador.
Mesmo que o secretário de educação de Salvador fosse Paulo Freire, Darcy Ribeiro ou Anísio Teixeira redivivos, nem assim Conquista deveria ser submetida a tal vexame.
Espero que o secretário indicado pelo prefeito de Salvador tenha sucesso. Não pode ser teleguiado de uma distância de mais de 500 km. Afinal quarenta e duas mil crianças, adolescentes, jovens e adultos dependem disso.
Espero que a presidenta da SIMPP não esqueça a sua luta histórica. Na campanha salarial e principalmente no período eleitoral foi a mais ardorosa defensora do piso salarial do professor para as monitoras de creches, da complementação de 1/3 do período para AC sem perda dos 16%, da instituição dos cinco níveis para a categoria, cumprimento total da Lei do Piso e reformulação do Plano de Carreira.
Esperamos que delegar a escolha do secretário de educação ao prefeito de outra cidade não passe de um simples equívoco. Blog do Anderson