Blog do Jorge Amorim

Barras de cereais e frutas desidratadas são destaque no Bahia Rural Contemporânea

barras_de_cereais
Abacaxi, salada de frutas, licuri, castanha, banana com umbu e jaca com coco são alguns sabores de barrinhas de cereais que os visitantes encontram na VII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VII FEBAFES), evento que integra a primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, e segue até o próximo domingo (04), no Parque de Exposições de Salvador, paralelo à 29ª FENAGRO.
barras_de_cereais-17

As barrinhas de cereais Naturita são produzidas pela Cooperativa Agroindustrial do município de Itaberaba (Coopaita), Território Piemonte do Paraguaçu, que utiliza produtos da agricultura familiar, agregando valor e gerando emprego e renda na cadeia produtiva da fruticultura.

barras_de_cereais-2-1

A gerente comercial da Coopaita, Tatiana Santos, afirma que o objetivo da produção de barras de cereais é fazer essa integração entre cooperativas, para valorizar os produtos da agricultura familiar e estimular o agricultor familiar a trabalhar, sabendo aonde vai colocar o produto dele. “Nós utilizamos o mel de Ibotirama, a castanha de Ribeira do Pombal, o doce de umbu de Uauá e Manoel Vitorino, ou seja, essas barras de cereais têm um pedaço de cada canto dessa Bahia”.

barras_de_cereais-2
O nutricionista, Iuri Lima, que trabalha na Coopaita, explica que o consumo de barras de cereais é importante pois “ela é rica em proteína e em fibra, vem da agricultura familiar e gera renda ao pequeno produtor”. Segundo Lima, saborear esse produto em horas estratégicas contribui para que no momento da refeição principal (café, almoço ou jantar), a ingestão de alimentos não seja realizada de maneira exagerada.
barras_de_cereais-6
Frutas desidratadas

Outro carro chefe da produção da Coopaita são as frutas desidratadas, que após embalada tem uma vida útil para consumo, de aproximadamente um ano. “O processo é bem rápido: a gente higieniza a fruta, seja abacaxi ou banana, descasca, corta e coloca no desidratador, retira toda água, porque quanto mais líquido um fruto tem, mais fácil de se deteriorar “, conta o nutricionista.

ESTE.05

Curta e Compartilhe.


Leia Também