Equipe responsável pela matéria – Bianca, Bruna e Jamile – 3º D Noturno.
Sem agrotóxicos e com práticas sustentáveis a agroecologia preserva o meio ambiente…
Para a definição do termo Agroecologia, existem muitas explicações, mas podemos defini-lo como um conjunto de ações que visam desenvolver as práticas agrícolas em diversos aspectos, criando modelos justos, economicamente viáveis e sustentáveis ecologicamente.
Simplificando todos os significados e conceitos, a agroecologia tem como principal objetivo a produção limpa de alimentos mais saudáveis e naturais. Para isso, sua filosofia é composta de princípios, entre eles destacam-se: uso racional dos recursos naturais e a utilização de produtos orgânicos na manutenção de plantações.
Segundo o Diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Barra do Choça, Crésio Lima, a agroecologia é um sistema que possui um conceito bem amplo e diversificado. “Na verdade, sistematiza a questão do desenvolvimento de um modelo tecnológico de produção, que é produção agrícola, que vem abranger algumas situações que visam principalmente a questão socioambiental. Busca atrelar agricultura, ecologia e sustentabilidade, tudo junto, utilizando um convívio em relação na natureza com os diversos segmentos de produção”, afirmou.
Com a agroecologia, o produtor rural pode, ao mesmo tempo, garantir uma ótima produtividade, cuidando do meio ambiente, em situações de menor agressão, menor poluição, melhor qualidade de vida e até melhores alimentos, menos aquisição de agrotóxicos por parte da produção em questão de quem vai consumir aquele produto. Com isso, se ganha mais em qualidade de vida, alimentos mais saudáveis, tendo possibilidades de alcançar produtividades adequadas.
“A agroecologia pode ser adotada em qualquer espaço, mas a questão que se usa hoje está a competitividade pela produção dos alimentos. Então, as comunidades não têm aquele hábito da querer consumir o alimento saudável, pagando mais caro do que pelo alimento de produção maior, porque o outro ele compensa na produtividade” ele apontou. Por José Amorim
Pudemos compreender quão importante é a agroecologia para a produção de alimentos livres de agrotóxicos que tanto mal fazem para a saúde humana, além, de contribuir com a preservação do meio ambiente. É, portanto, uma excelente alternativa econômica para os produtores rurais de Barra do Choça e região. Foi possível compreender, também, que o alimento mais bonito nem sempre e o mais saudável. Temos ainda hoje o hábito de comprar com se diz “com os olhos”, mas nem sempre podemos garantir que o alimento mais bonito pode, na maioria das vezes, conter agrotóxicos, como carbureto de cálcio utilizado para acelerar o processo de amadurecimento das frutas, entre os quais a banana e o mamão papaia.
É proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, inclusive quanto às características gráficas e/ou editoriais. A violação de direitos autorais constitui crime (Código Penal, art. 184 e Parágrafos, e Lei nº 6.895, de 17/12/1980) sujeitando-se à busca e apreensão e indenizações diversas (Lei nº 9.610/98). Todos os direitos desta Edição reservados ao Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz. Para republicação deste material, solicitar autorização ao editor, por escrito.