O incêndio que já dura cinco dias na região da Chapada Diamantina, na Bahia, já destruiu mais de 350 hectares, o que equivale a 350 campos de futebol, na Serra do Barbado, no município de Rio de Contas. A informação foi divulgada ao G1 nesta quinta-feira (3) pelo secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Sppengler.
A área devastada pelas chamas, no entanto, é ainda maior, porque em outro ponto com focos de incêndio, no Pico das Almas, localizado entre Rio de Contas e o município de Livramento de Nossa Senhora, ainda não foi possível realizar uma mapeamento por se tratar de uma região de difícil acesso.
Nesta quinta, um novo foco surgiu numa localidade conhecida como Campo do Queiroz, área que fica às margens de uma trilha utilizada por turistas, perto do Pico das Almas. O local, assim como as demais áreas de visitação, no entanto, não está interditado. Blog do Louro Magalhães
“Um fogo surgiu nesse local. Trata-se de uma linha de fogo de cerca de 700 metros, mas não teve como a gente combater nesta quinta. Amanhã, serão lançados doze homens, sendo oito bombeiros e quatro brigadistas voluntários, ainda durante a madrugada, por volta das 4h. Nenhum local de visitação está interditado, mas a gente recomenda que as pessoas tenham cuidado. São locais onde as pessoas costumam ir com guias turísticos e todos os guias estão avisados”, afirmou.
O Pico das Almas é a área que mais preocupa os brigadistas, conforme o secretário, por causa da grande concentração de montanhas e penhascos, o que dificulta o trabalho das equipes. Segundo o secretário, o incêndio diminuiu na região nesta quinta, mas ainda não foi controlado. “O Pico das Almas está sendo constantemente monitorado. Hoje, verificamos que diminuiu o fogo no local, mas ainda é muito preocupante. Ainda não foi possível verificar quanto de área foi atingida no local, mas acreditamos que seja uma área menor que a devastada na Serra dos Barbados”, destacou.
Também nesta quina-feira, conforme Sppengler, dois novos focos de incêndio surgiram na Serra do Barbado, mas foram rapidamente controlados pelos brigadistas. O incêndio no local chegou a ser dado como totalmente controlado, na terça-feira, após ser devastada uma área de 230 hectares.
“Amanhã [sexta-feira, 4], vamos lançar duas equipes de oito pessoas para ficar no local, com apoio de aeronaves, e fazer monitoramento para impedir o surgimento de novos focos”, destacou o secretário.
De acordo com o governo do estado, foram enviados ao local 15 bombeiros militares, dois helicópteros e duas aeronaves. A ação para combate ao fogo conta com a participação de brigadistas voluntários além de quinze homens do Corpo de Bombeiros de Jequié e de Vitória da Conquista.