Apesar da importância das medidas para o retorno da Agência à Barra do Choça, a disputa foi acirrada, muitos vereadores votaram contra estas medidas.
A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Barra do Choça tiveram atuação de grande relevância para o retorno das atividades da agência do Banco do Brasil do município. A agência voltou a funcionar com todos os seus seus serviços na última quinta-feira, 10 de novembro.Para tanto, as duas Instituições tiveram que adotar algumas medidas, a solicitação partiu da Superintendência do Banco do Brasil. A referida solicitação condiciona a reabertura da Agência do Banco em Barra do Choça, a elaboração, aprovação e aplicação destes três projetos de leis, foram eles:
- O Projeto de Lei, nº 15 de 22 de agosto de 2016, que proíbe o ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos comerciais, públicos ou privados em Barra do Choça;
- O Projeto de Lei, nº 16, de 22 de agosto de 2016, que dispõe sobre o Controle cadastral dos hóspedes dos dormitórios, pousadas e hóteis do município;
- Projeto de Lei nº 17 de 22 de agosto de 2016, que restringe a utilização de telefone celular nas Agências Bancárias de Barra do Choça.
Apesar da importância das medidas para o retorno da agência à Barra do Choça, muitos vereadores votaram contra as medidas. Medidas estas que beneficiam diretamente milhares de pessoas do município, que usam a agência para as suas operações bancárias, como os servidores públicos, agricultores, aposentados, comerciantes, etc.
Além destas Leis, outras medidas de seguranças foram adotadas pelo município para garantir o funcionamento do Banco do Brasil na Terra do Café.