Empresa que encomendou o levantamento também seria responsável pela produção dos programas eleitorais do candidato do PMDB.

A exemplo de outras eleições, a manipulação de dados continua sendo a estratégia dos opositores da campanha de Zé Raimundo para favorecer os seus candidatos e influenciar no resultado do próximo dia 2 de outubro.

O fato pode ser observado numa pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 12. A empresa que contratou a pesquisa, a Rossane Comunicação e Cultura LTDA, é a mesma responsável por realizar a produção dos programas eleitorais de Herzem Gusmão, da coligação Uma Conquista Melhor. Esse dado está no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, a pesquisa, desde o princípio, é totalmente parcial. Tal contratação configura doação indireta de pessoa jurídica para campanha eleitoral, o que é terminantemente proibido pela lei.

Além disso, a pesquisa ouviu apenas 625 pessoas, num curto período de tempo (três dias), sendo que do universo de 11 distritos rurais que a cidade possui, os entrevistadores foram apenas em um. O que pode sugerir a manipulação na distribuição da amostragem feita pela pesquisa. Questões como sexo, faixa etária, grau de escolaridade – recortes de qualquer tipo de pesquisa – foram tratados de forma geral. Segundo o site Bocão News, a margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos na totalidade da amostra – uma margem alta e que também coloca sob suspeita a legalidade da pesquisa. (Assessoria de Campanha)Este.02