A chama olímpica ainda não acabou em Barra do Choça, é o que prova o projeto Atividades Complementares (AC). Na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, foi realizada uma Gincana Olímpica na Escola Municipal Maria da Glória, com direito à cerimônia de abertura e a presença dos mascotes oficiais.
Cosmira Aparecida, coordenador do AC, conta que o momento foi pensado diante do momento histórico que o Brasil está inserido. “Estamos vivenciando esse período entre Olimpíada e Paraolimpíada no Rio de Janeiro e tudo o que é atual nós trazemos para nossas atividade, justamente para dar esse diferencial e motivar os alunos nessa participação”, explica.
Nesta manhã, os alunos se dividiram em quatro equipes para competir em provas clássicas de gincanas como “corrida de chinelos’, “embaralhamento de tênis”, entre outras. Cosmira afirma que a disposição da equipe do AC é mais um dos grande motivos para prender a atenção das crianças. “Isso acontece principalmente através dos nossos facilitadores, que estão sempre dispostos a realizar essas ações inovadoras”, elogia.
O projeto surge com o intuito de garantir tanto os direitos dos professores, quanto dos discentes. “Com isso, permitimos que os professores realizem o planejamento quinzenal sem que os alunos tenham que ser dispensados. Assim, no período em que o professor está em atividade complementar com a direção da escola, os alunos estão sendo orientados pelos facilitadores com música, contação de história e outras artes”, completa.
As imagens são do experiente fotógrafo Rosenilton Barbosa e texto do jornalista Rafael Flores da ASCOM de Barra do Choça