No último dia 22 de junho, a cidade de Barra do Choça completou 54 anos de emancipação política, para comemorar o aniversário a prefeitura municipal realizou no município um série de atividades, dentre elas, a inauguração do Centro educacional José Amorim – CEJA.
Participaram da cerimônia, o prefeito Oberdam Rocha, o deputado estadual, Eduardo Salles; a secretária de educação, Evânia Larrúbia, o ex-secretário, Ricardo Amorim; o vereador Naelton Freitas; a viúva, Lenaci Dias, a diretora da CEJA, Maria Solange, representantes do Conselhos, do SIMPROBAC, secretários municipais, servidores e comunidade em geral.
Para ministrar a benção a favor do novo Estabelecimento de Ensino e dos demais presentes, foram convidados o Padre Raimundo e a pastora, Vilma Lemos. A apresentação cultural ficou por conta dos monitores do Programa AC, da secretaria de educação.
O projeto arquitetônico do Centro Educacional Professor José Xavier de Amorim foi oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e conta com 12 salas em 3 módulos separados, com amplo espaço de recreação para os alunos, laboratórios para informática e biologia, biblioteca, auditório, ginásio coberto, além de áreas de circulação, horta e estacionamento.
De acordo o prefeito Oberdan Rocha, o projeto é o único do porte no nordeste brasileiro e um dos 3 em todo o país. “O tipo da obra é diferenciado, sua arquitetura é arrojada, pensada para todos os detalhes, desde o conforto dos alunos até a organização administrativa. Tivemos o prazer e satisfação através do nosso então secretário Ricardo Amorim de viabilizar para que essa obra no valor de mais de 3 milhões de reais pudesse ser concluída de acordo com o projeto do FNDE e entregue hoje a nossa comunidade escolar”, afirmou o prefeito municipal de Barra do Choça Oberdan Rocha.
O nome escolhido para a instituição escolar remete-se ao antigo prefeito José Xavier de Amorim Primo, conhecido popularmente como Zezé Amorim. O homenageado ainda foi secretário municipal de educação em Barra do Choça, além de ter lecionado disciplinas como Língua Portuguesa e Química em colégios tradicionais de Vitória da Conquista.