Blog do Jorge Amorim

Encontro Nacional do Café chega a sua décima edição buscando superar a crise

encontrocaféFoto: Rafael Flores

Na manhã deste domingo (24), o auditório da Fazenda Vidigal em Barra do Choça esteve lotado para acompanhar a cerimônia de abertura do 10º Encontro Nacional do Café. Com o tema “Plantando conhecimentos, colhendo resultados”, o evento é  realizado pela Prefeitura Municipal de Barra do Choça e Associação dos Produtores de Café da Bahia e organizado pelos empresários Carlos Novaes, Gianno Brito e Valéria Vidigal.

Dando início à atividades, o grupo MedicinaPB, que tem a cantora Rosa Aurich nos vocais, interpretou a canção Flor do Cafezal, conhecida por todos os amantes da cafeicultura e composta em 1967 por Luiz Carlos Paraná, tendo sido gravada por nomes como Inezita Barroso e Rolando Boldrin.  “Queria parabenizar a cantora e a escolha da música, que hoje me fez chorar”, disse Carlos Novaes.

Em seguida foi montada a mesa de honra, com a presença do deputado federal Waldenor Pereira, do secretário estadual de Desenvolvimento Rural Gerônimo Rodrigues e do prefeito de Barra do Choça Oberdan Rocha. Além deles, estavam presentes o secretário municipal de Agricultura de Barra do Choça Eric Fabiano, o representante da Fundação Procafé José Braz Matiello, o jornalista Romar Rudolfo Beling, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Vitória da Conquista  Jaimilton Gusmão, o diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC) e os organizadores do evento.

“É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado”, este trecho atribuído a Albert Einsten foi lido pelo mestre de cerimônias minutos antes das autoridades se pronunciarem. Como a região passou este ano por um longo período de seca, aumentando as consequências  da crise política e econômica do país, os discursos se concentraram neste assunto e também em agradecer pela chuva que caia naquele momento, molhando os cafezais.

encontro2Eric Fabiano Silva, Waldenor Pereira, Gerônimo Rodrigues e Oberdan Rocha/ Foto: Rafael Flores

O secretário municipal de Agricultura de Barra do Choça afirma que, apesar das angústias, existe a solidariedade. “Falamos dela sempre como um empecilho, mas a crise é um momento para entendermos que temos que ser solidários um ao outro, se unir para vencer nossos desafios. Esse momento no nosso município é mostrado através da crise hídrica, e a gente precisa se unir, enquanto autoridade para construir políticas que tragam essa segurança”, afirma Eric Fabiano.

encontro3Gerônimo Rodrigues / Foto: Rafael Flores

“O desafio da gente é enfrentar o trabalho,  aumentar a criatividade e a qualidade do nosso café. Só se faz isso com pesquisa, com conhecimento e com investimento em políticas públicas”, é o que diz o secretário estadual de Desenvolvimento Rural. Gerônimo Rodrigues parabeniza ainda a Prefeitura Municipal de Barra do Choça pela co-realização do evento e o deputado federal Waldenor Pereira, por ter autorizado emenda parlamentar para a garantia do encontro, neste e no próximo ano.

O deputado, que faz parte da Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados, afirma que a cafeicultura é uma das atividades econômicas mais importantes da região, seja pela repercussão internacional do produto, seja pela absorção da mão de obra. “Existe então, um caráter social muito especial. De fato, a cafeicultura experimentou um momento de grande crescimento no passado e vem experimentando um período de dificuldades com uma queda substancial da produção na região e este encontro tem o objetivo também de estimular que novos produtores possam se dedicar ao plantio”, afirma.

ob1Oberdan Rocha / Foto: Rafael Flores

O prefeito Oberdan Rocha parabeniza o deputado pelo envolvimento e afirma que sem os parceiros, a realização do encontro estaria comprometida. “Ao longo desses anos trabalhando pra fortalecer a cafeicultura, sempre que nós tivemos oportunidade de reunir, tivemos a presenças dessa pessoas que fazem e apoiam a agricultura na região”, reforça.

Oberdan voltar a tocar no assunto da crise e o quanto a estiagem afetou o município de Barra do Choça, pois além do campo, o comércio local ficou prejudicado. “Nós sentimos a partir dessa seca, quanto a cafeicultura é importante para nossa gente na hora da colheita, na hora de dar um dinheirinho a mais na receita da família, Assim, o  comércio de Barra do Choça sentiu um balanço muito forte diante da situação, mas a partir disso, o produtor mais uma vez sacudiu a poeira, se uniu e conseguiu recuperar”, enfatiza. ASCOM/PMBCPOSSO.04


Curta e Compartilhe.


Leia Também