Os Gestores Escolares da Rede Estadual de Educação da Bahia, do NRE 20, decidiram em reunião na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, em Vitória da Conquista, não retornar às aulas na próxima segunda-feira, 04 de julho, como previa o calendário.
O motivo segundo um dos gestores presentes na reunião é a falta de funcionários (merendeiras e faxineiras) e professores, que vem se estendendo desde o início do ano letivo. O problema não se restringe às escolas de Barra do Choça, mas todas as escolas da rede estadual. De acordo a diretora, Cida França, tão logo resolver a questão, estarão sentando junto com os professores para fazerem um calendário de reposição.
O blog do Jorge Amorim já havia destacado este problema numa postagem no mês de maio. “Sem pessoal para trabalhar, a equipe gestora recém-empossada vem fazendo todo um trabalho para minimizar estas deficiências. Umas das alternativa adotadas foi servir a merenda escolar apenas três dias por semana, pois fica impossível manter o ambiente limpo e os alunos com merenda diariamente, com o escasso número de pessoal de apoio”.
“Os funcionários que antes trabalhavam na Instituição, tiveram seus contratos revogados em novembro de 2015, com a promessa por parte do órgão competente que retornariam às atividades no início do ano letivo de 2016, nada disso aconteceu“.
Estamos aguardando o desfecho deste triste episódio da escola pública baiana.