POSSO.04

paofrancesQueridinho durante o café da manhã do brasileiro, o pão francês pode aumentar em torno de 5% ainda este mês. Isso porque, conforme revelou o presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), Christian Saigh, o aumento do preço do cereal no mercado interno em maio fará a indústria reajustar em 10% o valor da farinha neste mês de junho.

 O anúncio aconteceu na última quinta-feira (2/6), durante o seminário sobre o mercado de trigo e perspectivas econômicas para 2016 e 2017. “Em pouco mais de três semanas os preços aumentaram 20%, de R$750 a tonelada para R$900. Com essa alta não será possível manter os preços atuais por mais de 30 dias”, explicou.

A justificativa para as cotações de trigo terem disparado no último mês, além de não haver grandes estoques do cereal colhido em 2015, é que as indústrias de carnes e fabricantes de ração demandaram trigo para substituir o milho – cujos preços subiram ainda mais. “Há mais de 20 anos não víamos essa disputa entre granjeiros e moinhos”, revelou Saigh.

A alta em tão curto espaço de tempo surpreendeu os moinhos, que não tinham estoques longos do produto nacional. Desde o ano passado, devido à queda do consumo interno dos derivados de farinha, a indústria tem evitado alongar os estoques. TRIBUNA  DA  BAHIAPOSSO.03