Neuer Kammerchor Heidenheim, este é o nome do coral alemão que esteve na zona rural de Barra do Choça entre os dias 25 e 26 de maio. O grupo foi acolhido pela Fazenda Vidigal, onde se apresentou, marcando a semana em que se comemora o Dia Nacional do Café (24 de maio).
O coral, que vem da cidade germânica de Heidenheim, está em turnê pelo Brasil para uma série de apresentações, nas quais se juntarão a corais brasileiros, como o Canarinhos de Itabirito de Minas Gerais. “Os cantores e cantoras querem conhecer um pouco mais da cultura deste grande País, e se apresentarão juntamente com corais brasileiros, certos de fazerem muitos novos amigos”. afirma a direção do coro.
A equipe – formada por 71 pessoas, dentre coral, equipe médica, produção e fotógrafos, chegou na noite do dia 25 e pernoitou na fazenda, onde receberam uma aula exclusiva sobre as especificidades da cafeicultura brasileira. “Eles puderam desfrutar bastante, o objetivo foi aprender sobre essa cultura, já que a Alemanha é o país mais importante do mundo na parte de importação e exportação de café e lá eles não conhecem a plantação”, conta Valéria.
Sobre o contato, Valéria explica que foi estabelecido desde antes de desembarcarem no país, que é o maior produtor de café do mundo. “O planalto da Conquista foi escolhido a dedo. Desde quando ainda estavam na Alemanha, eles decidiram que a fazenda que eles visitaria seriam a Fazenda Vidigal”, conta.
Em agradecimento ao acolhimento feito pela proprietária, a artista plástica Valéria Vidigal e familiares, o coral fez uma apresentação belíssima. “Foi uma honra, por que o Brasil é tão grande e eles passaram pelo Rio, São Paulo e Minas, mas a Bahia foi o estado escolhido para poder passarem o dia em uma fazenda. E eu, graças a Deus, fui escolhida como anfitriã desse dia maravilhoso”,conclui Valéria. ASCOM/PMBC