Apesar do início do racionamento de água em Vitória da Conquista ter atingido seu 11º dia, o consumo por parte dos moradores do município não tem reduzido. Isto é o que aponta a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Segundo ela, os conquistenses ainda não se conscientizaram para a importância de reduzir o consumo nesse período de escassez.
Em nota, a Embasa diz que “neste período [de racionamento], o consumo de água em alguns pontos da cidade aumentou consideravelmente, decorrente de armazenamento desproporcional. Medidas como esta tem comprometido o abastecimento em outras partes da cidade, uma vez que a água que deveria ser distribuída para todos, acabou por ser retida por alguns. […] Por este motivo, se faz necessária a economia, observando, no entanto, que o uso inadequado de alguns significa a falta para outros”.
Enquanto isso, o nível das barragens Água Fria 1 e 2 está baixando cada vez mais rapidamente. O BLOG DA RESENHA GERAL obteve acesso a fotos aéreas feitas nesta semana dos reservatórios que apresentam um cenário preocupante. Em alguns pontos, é possível observar que o espaço, antes ocupado por uma abundância de água, se transformou em um pequeno córrego.
No comunicado, a empresa também apresenta um panorama geral das duas primeiras semanas do racionamento e esclarece questionamentos da população. Confira a íntegra do documento. RESENHA GERAL
Nota de esclarecimento da Embasa
Diante dos fatos registrados nestes primeiros dias do racionamento no Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista, que também atende a cidade de Belo Campo, a Embasa presta os seguintes esclarecimentos:
1- Após o início do racionamento, o sistema ainda encontra-se em processo de adaptação e, neste período, o consumo de água em alguns pontos da cidade aumentou consideravelmente, decorrente de armazenamento desproporcional. Medidas como esta tem comprometido o abastecimento em outras partes da cidade, uma vez que a água que deveria ser distribuída para todos, acabou por ser retida por alguns. A Embasa lembra que o objetivo do racionamento é economizar e usar a água de forma racional e não aumentar o consumo por meio de reservação;
2- Logo após detectar os problemas ocorridos no primeiro ciclo do rodízio de cada grupo, a Embasa adotou as medidas necessárias para garantir o cumprimento do calendário de abastecimento;
3- O calendário prevê o abastecimento em cada grupo por três dias. Na prática, essa medida garante que os imóveis serão atendidos dentro deste período de acordo com a localização do bairro. O fornecimento de água difere da distribuição de energia, uma vez que a rede de água tem comportamento influenciado pela gravidade, diâmetros de rede, consumos diferenciados por usuário ao longo do dia, entre outros fatores. Como a resposta do sistema não é imediata, há um intervalo entre a execução das manobras (abertura de registros e ativação de estações elevatórias de água) e o início do abastecimento das residências. Por este motivo, se faz necessária a economia, observando, no entanto, que o uso inadequado de alguns significa a falta para outros;
4- Neste período de racionamento não será possível garantir pressões mínimas necessárias para que a água chegue até os reservatórios dos imóveis, conforme informações importantes detalhadas no calendário distribuído;
5- É importante salientar que um número reduzido de imóveis localizados no Grupo A não recebeu o calendário enquanto outros imóveis situados nas divisões de setores receberam o calendário trocado. Ciente do ocorrido, a Embasa está providenciando a confecção de novos calendários. Até que a nova remessa seja entregue, a empresa recomenda que os moradores acompanhem os dias de abastecimento utilizando a versão digital disponibilizada em sites noticiosos da cidade, assim como nas redes sociais;
6- O abastecimento alternativo e complementar para hospitais, creches, escolas, universidades e imóveis que não foram abastecidos no período estabelecido no calendário está ocorrendo por meio de carros-pipa, mediante solicitação do usuário;
7- A água fornecida nos casos de abastecimento alternativo por meio dos carros-pipa é retirada diretamente da rede de distribuição e toda a água distribuída na cidade é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atestam aos parâmetros de potabilidade estabelecidos na Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde;
8- Em relação ao teleatendimento 0800 0555 195, a Embasa esclarece que o sistema está funcionando normalmente, mas, devido ao aumento no número de ligações nestes últimos dias, há momentos em que ocorre congestionamento das linhas. A empresa já está promovendo as medidas necessárias para adequar a capacidade de atendimento ao aumento momentâneo da demanda.