Na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, o prefeito Oberdan Rocha deu posse à nova formação do Conselho Municipal de Saúde. A presidência da entidade representativa ficou nas mãos da técnica de enfermagem Roberlândia Monteiro.
O prefeito destacou a importância da participação social através dos conselhos, principalmente na atual situação política e social do país. “Já houveram algumas conversas de que o SUS está passando da sua fase, do que está lá escrito na constituição de que a saúde é um dever do estado e ela é estendida a todos. Ou seja, saindo desse principio, já existem parlamentares defendendo uma limitação e isso não é bom”, afirma.
O conselho é muito importante tanto para avaliar e monitorar quanto para respaldar as ações da Secretaria Municipal de Saúde, é o que afirma a secretária de saúde Gislaine Di Lauro. “É um trabalho árduo, não remunerado, mas muito importante. Seria tão bom que todos os cidadãos estivessem cientes dos seus direitos e deveres. Aproveito para agradecer à última gestão do Conselho que se encerra hoje”, diz.
Se despedindo da cadeira destinada ao representante da Educação, o professor José Amorim ressalta que o conselheiro acaba se tornando a voz direta do povo e por isso a responsabilidade é grande. “Essa dedicação tem de haver, independente da gestão, teremos uma mudança de 2016 para 2017 e o conselho deve permanecer atento”, aconselha.
“Eu aprendi a enxergar o SUS de dentro e passei a valorizá-lo ainda mais. Se a gente tem algo bom nesse país, ele se chama Sistema Único de Saúde, o que não significa que ele está bom, ao contrário, precisamos que ele melhore e se amplie, ao contrário do que se prega hoje que é a sua redução e restituição”, completa Amorim. ASCOM/PMBC