Foi realizado nessa quarta-feira, 18 de maio, no Colégio Dária Viana de Queiroz, uma série de atividades para refletir o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Coordenados pela professora de inglês, Ana Paula Ramos, alunos do 3º apresentaram algumas peças teatrais abordando a temática. De acordo a educanda Juliana Dias, do 3° ano, o objetivo da atividade foi passar uma mensagem que despertasse o interesse e a preocupação dos colegas sobre o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em nosso município.
Saiba o porquê de comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
“O dia 18 de maio foi escolhido quando, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
Os alunos demonstraram através das apresentações, os diversos tipos de violência que acontecem com crianças e adolescentes por todo lugar: violência física, verbal ou psicológica, que podem acabar tirando a infância e inocência das crianças. Antes das apresentações no pátio, os alunos apresentaram gráficos na sala de aula mostrando o grau de parentesco dos agressores, sendo pais, tios, avós, irmãos, professores, namorados, desconhecidos ou até mesmo as próprias mães das crianças.
A mensagem foi passada pra que todos se conscientizem sobre o assunto, que muitas vezes passa despercebido, ao acharem normal uma determinada situação onde pessoas do grau de parentesco citados acima aproveitam da inocência da criança e a explore, podendo assim, mudar toda a sua vida.”