Blog do Jorge Amorim

Obra de Elomar Figueira ganha tese de doutorado aprovada pela UFC

elomarAutor de uma obra musical inestimável e singular, o menestrel Elomar Figueira Melo ganhou mais um trabalho de análise de sua música e poesia, desta vez, a tese de doutorado “A constituição paratópica do discurso literomusical de Elomar Figueira de Mello”, defendida pela agora doutora Lia Raquel Vieira de Andrade, pela Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE).

A boa nova foi compartilhada na página do Facebook feita para divulgar o trabalho do artista, pela jornalista e produtora Rossane Nascimento, que comemorou a informação passada pela própria Lia Raquel. “Aos malungos: Compartilhamos com felicidade por termos contribuído com mais uma pesquisa sobre a obra de Elomar Figueira Mello. Dentro das nossas singelas possibilidades, vamos construindo”, disse. Grande abraço e parabéns à pesquisadora que nos retornou com o trabalho finalizado. Poucos o fazem quando concluem a pesquisa. Fico feliz por ter contribuído de alguma pequena forma”, comemorou a jornalista. Blog do Fabio Sena

ACTOS2

Em seu resumo, a autora da tese diz que a pesquisa propõe a análise da obra literomusical do compositor Elomar Figueira Mello que na sua opinião se constitui paratopicamente dentro do campo da música brasileira. “A opção pelo estudo da obra de Elomar surgiu, em princípio, da constatação de que o compositor apresenta qualidades singulares na música brasileira: é autor de uma obra que contempla aspectos eruditos e populares retomados em um estilo musical inovador, sem, contudo, se comprometer com uma estética do novo. Ao contrário, é inovador por rebuscar o passado da história e da cultura do sertão, fazendo referências a elementos da herança erudita galego-portuguesa medieval, conservadas no cancioneiro popular nordestino e na literatura de cordel”, explica a autora.

Segundo Lia Raquel o resultado é o resgate da conexão entre a arte do trovador, do menestrel medieval e a do cantador sertanejo. O referencial teórico principal do presente trabalho é a Análise do Discurso, especificamente os estudos de Maingueneau na abordagem dos conceitos de paratopia, embreagem paratópica, interdiscurso e campo discursivo os quais relacionamos com as definições de posicionamento, gênero, interlíngua e cenografia. “Utilizamos ainda, como referencial teórico, os estudos de Nelson Barros da Costa sobre o discurso literomusical brasileiro”, lembra.

Lia Raquel ressalta que o objetivo principal deste trabalho é verificar como a paratopia, observada no código de linguagem e no investimento cenográfico das canções de Elomar, é um fator constitutivo do discurso literomusical do compositor, legitimando seu posicionamento na Música Brasileira. “Através da observação da embreagem paratópica, no plano verbal das canções, podemos identificar os elementos que conferem a paratopia do compositor, implantados na cenografia e no código de linguagem das canções analisadas”.

Assim, mais uma obra nasce para apresentar uma das obras literais e musicais mais originais e peculiares do Brasil e que tem como autor um homem que escolheu a vida simples oferecida pela região da Gameleira, zona rural de Vitória da Conquista, onde cultua as figuras que compões o sertão, onde da Casa dos Carneiros, continua a desenvolver sua obra.

Paratopia:  Conceito forjado para indicar um pertencimento impossível da instituição literária, explorando-o nas acepções de paratopia criadora e de embreagem paratópica. (Do livro “Discurso literário”,  obra  Dominique Maingueneau, professor de Lingüística na Universidade de Paris XII e respeitado especialista em Análise de Discurso. 

See more at: http://blogdofabiosena.com.br/v2/sem-categoria/obra-de-elomar-figueira-ganha-tese-de-doutorado-aprovada-pela-ufc/#sthash.pdgYhkC9.dpuf


Curta e Compartilhe.


Leia Também