“O volume acumulado nos mananciais que atendem ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista vem apresentando redução significativa devido à estiagem”, alertou a estatal.
De acordo o site Suiça Baiana, o nível do reservatório das barragem de Água Fria foi reduzido em 20% entre março de 2015 e março de 2016, devido a estiagem que vem afetando a região de Vitória da Conquista.
Segundo a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), a barragem que abastecem a cidade está com 3,2 bilhões de litros de água acumulados, o que representa 50% da capacidade total de acumulação – em março de 2015 era de 70%. Atualmente, o abastecimento de Vitória da Conquista é complementado pela adutora do Catolé, responsável por 35% da água distribuída na cidade. A Embasa informa que vem monitorando diariamente a situação dos mananciais e que já acionou o Inema (órgão ambiental do Estado) para que sejam realizadas ações de fiscalização nas bacias dos rios Catolé, Água Fria e Monos.
“O volume acumulado nos mananciais que atendem ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista vem apresentando redução significativa devido à estiagem que atinge a região e à retirada intensa por irrigantes, o que pode comprometer o atendimento ao município”, informa a Embasa. Apesar da redução, complementa o órgão estadual, não há previsão, por enquanto, de serem feitos racionamentos de água. Suiça Baiana