Dezenas de pessoas estiveram nas ruas de Barra do Choça na manhã deste domingo, 13 de março, participando da primeira Caminhada pelo fim da violência contra as mulheres. O objetivo segundo a idealizadora da atividade, foi orientar a população sobre a importância de defesa das mulheres e luta contra a violência doméstica.
Apesar de não contar com um número expressivo de participantes, a avaliação foi positiva. Participaram da caminhada, membros do Conselho de Segurança do município, da guarda municipal, servidores da secretaria de assistência social, ministério público, guarda municipal, guerreiros do Peninhas, além dos secretários Jailton Fernandes, Ricardo Amorim e o vereador Anaelton Freitas.
De acordo com a presidente do CMDCA, irmã Vaneuza Novais, é importante esta conscientização para que as mulheres se sintam seguras em denunciar os agressores. “A mulher pode e deve procurar ajuda. Precisamos lutar pela paz dentro de casa” disse.
A presidenta do Conselho de segurança de Barra do Choça, Helena Martins destacou os números elevados de agressão a mulher em Barra do Choça, no entanto, lamentou que muitos destes casos, não são denunciados e os agressores impunes voltam a cometer novamente a mesma violência. Martins disse que é necessário coragem para denunciar os infratores, pois a impunidade alimenta todo e qualquer tipo de violência, disse. Durante todo o mês de março serão realizadas diversas atividades no município afim de reforçar o mensagem àquelas que se sentem desamparadas, e não sabem a quem recorrer.