A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se posicionou em relação ao momento atual do Brasil em nota divulgada nesta quinta-feira (10), durante uma coletiva de imprensa. O texto revela a preocupação da entidade “diante do grave momento pelo qual passa o país”.
“Vivemos uma profunda crise política, econômica e institucional que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade”, diz a nota.
A CNBB declara ainda que o momento em que se busca repostas pede discernimento, serenidade e responsabilidade. Além disso, faz um alerta: “Qualquer solução que atenda à lógica do mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e se desvia do caminho da justiça”.
Para os bispos, as suspeitas de corrupção devem ser rigorosamente investigadas e julgadas pelos órgãos competentes, o que garantiria a transparência e a credibilidade do país.
Por fim, a CNBB condena o comportamento da oposição. “É inadmissível alimentar a crise econômica com a atual crise política. O Congresso Nacional e os partidos políticos têm o dever ético de favorecer e fortificar a governabilidade”, enfatiza. Brasil de Fato