O dia 9 de dezembro foi estipulado pela ONU, a Organização das Nações Unidas, como o Dia Mundial de Combate à Corrupção. Em 2015, chegamos a essa data em um dos períodos mais conturbados da política nacional: a presidente da república está passando por um processo de impeachment, o presidente da Câmara enfrenta várias denúncias e a Operação Lava Jato não para de trazer novos nomes envolvidos em desvio de verbas da Petrobras.
O cenário nacional parece caótico, com grupos políticos de todos os lados defendendo seus argumentos e acusando apenas seus adversários como responsáveis pela roubalheira que domina nossa política – tanto em esfera nacional quanto estadual e municipal. Os debates são inflados e por vezes violentos, mas será que nós vemos os “pequenos” casos de corrupção do dia a dia?
O promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira, em resposta ao site da BBC Brasil, apontou 10 atitudes erradas que muita gente pratica diariamente e que também fazem parte desse grande esquema ilícito do qual todos nós somos vítimas:
1. Não fornecer nota fiscal
2. Não declarar imposto de renda
3. Tentar subornar o policial
4. Falsificar carteirinha
5. Aceitar troco errado
6. Roubar TV a cabo
7. Furar fila
8. Comprar produtos falsificados
9. Bater ponto pelo colega no trabalho
10. Falsificar assinatura
E aí, você se identificou com alguma dessas atitudes? Então está na hora de começar a rever o seu próprio comportamento, não é mesmo? Afinal, é fácil apontar os erros grandes dos políticos e não dar atenção às próprias atitudes ilícitas. Pense nisso! *Mega Curioso