Fazer a América se tornar saudável de novo”. É com esse slogan que o empresário Rod Silva concorre à Casa Branca. Esqueça Donald Trump ou Hillary Clinton por um segundo. Rod Silva não está do lado dos republicanos ou democratas e lançou a sua candidatura de modo independente. Traz o discurso de tornar o país um lugar mais saudável frente às crescentes taxas de obesidade, diabetes, pressão alta, hipertensão e outras doenças causadas por “pobres escolhas de comida”, conforme descreve no site de sua candidatura.
Rod Silva é filho de imigrante brasileiro – seu pai veio do Brasil para estudar no New Jersey Institute of Technology, aos 18 anos, como contou em entrevista ao jornal local NJBIZ. Ele cresceu ao lado dos irmãos em Nova Jersey e, depois, mudou-se para North Edison. “Hoje, eu tenho uma mulher linda e duas crianças. Sou uma pessoa com foco que lutou e seguiu seus sonhos. Essa é uma oportunidade de tornar a América o melhor país do mundo. Eu trabalho duro, sacrifiquei muito e construí meu negócio com sangue, suor e lágrimas”, escreve em seu site.
Silva fundou a rede de restaurantes de comida saudável Muscle Maker Grill, em 1995. A empresa conta hoje com 60 lojas, entre próprias e franquias, está presente em 12 estados e conta com cerca de 600 funcionários. No início desse ano, ela foi adquirida pela rede American Restaurant Holdings Inc.
Silva afirmou ao NJBIZ que quer que sua candidatura continue crescendo como sua rede de restaurantes – ele planeja abrir unidades em mais de 200 locais nos próximos cinco anos.
Rod Silva diz que sua campanha será focada em políticas voltadas para a saúde. “Focar em economia, problemas estrangeiros e reforma tributária também é importante. Mas e se nós não vivermos o suficiente para aproveitar os benefícios de viver em um mundo livre, que diferença vai fazer?”. Ele afirma que difere-se de outros candidatos por ser alguém “de fora de Washington”. “Eu não tenho obrigação de fazer acordos em troca de apoio político. Sou um empreendedor de sucesso, entendo os problemas econômicos atuais e sei como solucioná-los”. disse. Silva afirma que gerou centenas de empregos com sua empresa e que tomará decisões em nome do povo americano. “Eu acredito firmemente na vida, liberdade e no propósito da liberdade”. *Época