Blog do Jorge Amorim

Embasa e Geotechnique apresentam projeto de esgotamento sanitário para Barra do Choça

20160218_102408 (2)
Foto: Blog do Jorge Amorim

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de fevereiro, no auditório da Secretária de Educação, uma consulta pública para apresentação de resultados do estudo de viabilidade técnica de um novo projeto de esgotamento sanitário para Barra do Choça. Técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da empresa de consultoria Geotechnique conduziram as explanações.

20160218_103622 (2)
Foto: Blog do Jorge Amorim

A mesa de trabalho foi composta pelo engenheiro sanitarista Mateus Correia Teixeira (responsável pela concepção do projeto), o engenheiro ambiental Rogério Souza de Jesus (responsável pelos estudos ambientais do projeto) e a técnica social  Rita de Cássia Chaves. 

O ponto de partida foi uma breve apresentação do nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Danilo Almeida, abordando sobre as doenças originárias da picada do mosquito Aedes Aegyptis. A escolha da palestra inicial se deu para fortalecer a ideia de importância de um bom e estruturado sistema de saneamento básico para o município

materia3

Logo após Mateus Correia deu início às apresentações dos estudos realizados. O engenheiro sanitarista destacou em sua fala a existência de dois projetos: um destinado ao distrito de Barra Nova e outro para a sede urbana do município de Barra do Choça. Com a utilização de slides, Mateus abordou sobre a organização do projeto, dividido entre avaliação social, alternativas técnicas financeiras e avaliação ambiental.

Mateus Correia/ Foto: Rosenilton Barbosa

Mateus Correia/ Foto: Rosenilton Barbosa

Na sequência Rita  de Cássia explanou sobre as estratégias utilizadas para a elaboração do projeto, trazendo dados sobre os aspectos sociais, metodologia e as etapas. Retomando a fala, Mateus trouxe mais informações técnicas e mostrou alternativas de instalação do sistema de tratamento.

Rita de Cássia / Foto: Rosenilton Barbosa

Rita de Cássia / Foto: Rosenilton Barbosa

Dados dos impactos ambientais foram abordados por Rogério Souza. A previsão para a conclusão do projeto é o ano de 2017, no entanto esse projeto pretende contemplar o crescimento da cidade em cerca de 30 anos, custando um valor entre 50 e 70 milhões a serem captados em programas governamentais ou emendas parlamentares.  Ainda segundo os estudos apresentados, a maior viabilidade é da instalação da estação de tratamento na região do Cemitério.

Foto: Rosenilton Barbosa

Foto: Rosenilton Barbosa

Além da equipe mencionada estiveram presentes o prefeito municipal Oberdam Rocha, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Manoel Gomes, promotora estadual ambiental Karina Cherubini, secretária municipal de Infraestrutura Alessandra Santana, o secretário municipal de Agricultura Eric Fabiano, secretária de Assistência Social Jailton Fernandes, o secretário de Educação Ricardo Amorim, secretária de Saúde Gislane de Lauro e a secretária de Administração Rejane Barreto. ASCOM/PMBC

publi.06


Curta e Compartilhe.


Leia Também