Já virou tradição. Todos os anos cavaleiros e amazonas de Barra do Choça e região tem um encontro marcado com a boa música, o lazer e principalmente com os cavalos. Do peão ao fazendeiro, todos querem participar da FESTA DA BANDEIRA. O evento já virou tradição e há 28 anos vem unindo pessoas de diversas idades, culturas e níveis sociais em um objetivo comum: perpetuar a tradição que ultrapassa gerações.
A cavalgada já é algo certo dentro do calendário cultural do Município, o que mudou foi a grandiosidade da festa que a cada ano toma proporções cada vez maiores, atraindo pessoas de toda a região, curiosas em conhecer uma das festas mais tradicionais da Região Sudoeste.
Neste ano, a Comissão Organizador, homenageará o município de Barra do Choça, e traz como tema “Orgulho de ser desta terra!”. De acordo Jonathan Leite, membro da comissão Organizadora, há aproximadamente 28 anos atrás, um grupo de cavaleiros de Barra do Choça e cidades vizinhas, apoiados pela Igreja Católica, se reuniram para a realização de uma grande cavalgada que marcaria o encerramento das festividades do Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade. Assim, teve início a Festa da Bandeira.
Já Serjão, membro da Comissão, disse que a cada ano que passa o número de cavaleiros e amazonas participantes vem crescendo de maneira significativa, traduzindo a importância da festa para a região e especificamente para o comércio de Barra do Choça.
A 28ª Festa da Bandeira de Barra do Choça é uma realização da Comissão Organizadora (Serjão, Jonhantas, Valdevan e Zé de Ida) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Choça, do Comércio Local, de fazendeiros, do Blog do Jorge Amorim, dentre outros.