O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do oriente”, os três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.
Em Barra do Choça a tradição se mantém viva há exatamente 96 anos, passando de geração a geração a cultura genuína do folclore brasileiro. O grupo Estrela do Oriente percorre diversos bairros e visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo.
É composto por músicos, tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia, o popular “Quebra Queixo” e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
O blog do Jorge Amorim parabeniza o grupo Estrela do Oriente por manter a tradição do Terno do Reis, e pela beleza do trabalho realizado ao celebrar e comungar com as famílias a beleza do nascimento do menino Jesus.