Através de um edital que permaneceu aberto por dois meses, de outubro a novembro, o Ministério da Educação mapeou 178 organizações educativas, escolares e não escolares, públicas e privadas, de educação infantil, fundamental, ensino médio, técnico e EJA, escolas urbanas, rurais, indígenas e quilombolas, distribuídas por todas as regiões do Brasil e que já trabalham de forma distinta do convencional.
Em pleno século XXI escutar os estudantes, permitir que estudem aquilo que desejam e inclui-los na elaboração das regras de suas escolas, ainda é extremamente inovador. E é nisso que se destaca o Centro Educacional Jorge Delano, localizado na região do Pau-Brasil, zona rural do município de Barra do Choça.
Segundo o diretor Jeremias Pereira trata-se de uma unidade escolar que atende a modalidade de ensino e educação do Campo, que apesar das limitações e dificuldades, conquista tal título, graça ao empenho e gestão democrática em executar uma proposta pedagógica baseada na inovação e criatividade. Esta gestão democrática garante a que todos os atores envolvidos na escola, seja a direção ou o porteiro, participem das decisões administrativas e pedagógicas.
O diretor cita ainda outro exemplo que garantiu a presença do colégio no mapeamento: “Realizamos o passeio ciclístico anual, componente do projeto sobre educação ambiental ‘Conhecer para Proteger’, envolvendo toda a comunidade escolar em uma atividade interdisciplinar, de integração, associando o lazer com aulas de Campo e prática da educação física”. Para ele o intuito da equipe gestora e do corpo decente é definir a educação como uma ferramenta de emancipação da comunidade local, incitando o protagonismo juvenil, a autonomia dos atores sociais e o exercício pleno da cidadania.
No sudoeste da Bahia, também foi contemplada o Centro Integrado de Educação Professora Maria Sônia e Professor Sá Telles. No restante do estado ainda foram inclusas escolas de Itacaré, Juazeiro, Jussari, Lauro de Freitas, Morpará, Prado, Salvador e Senhor do Bonfim.