Blog do Jorge Amorim

Escola de samba Acadêmicos do Salgueiro mata 48 animais em ensaio técnico em plena Sapucaí

pombos

Em uma ação mal planejada, a Acadêmicos do Salgueiro matou pelo menos 48 pombos em seu ensaio técnico de preparação para o carnaval.

A escola soltou dezenas de aves no meio de toda a poluição sonora do sambódromo na expectativa de que elas voassem. Mas a maioria ficou desorientada e caiu no chão. Algumas foram pisoteadas pelos membros da escola que desfilavam.

Ainda que elas tivessem voado, morreriam de fome em pouco tempo porque foram criadas em cativeiro, compradas para isso. Para fazer a soltura de aves é preciso um estudo complexo do ambiente adequado e da espécie, exatamente o oposto do que a escola fez.

A ONG SOS Aves e Cia chegou a recolher 68 animais na Sapucaí, mas apenas 20 sobreviveram e estão sob os cuidados da ONG. Os que sobreviveram estão bastante debilitados, com risco de morte em alguns casos.

Os voluntários da SOS Aves e Cia prometem notificar a escola nesta sexta-feira (29) com base na lei 9.605, que tipifica como crime o abandono de animais. Em entrevista à Rádio CBN (ouça aqui), o presidente da ONG se mostrou revoltado com a situação. “Infelizmente, o Salgueiro cometeu um crime ambiental em pleno sambódromo e na frente de todo mundo.” – disse Paulo Maia. *Vista-se 

PUBLI.O4


Curta e Compartilhe.


Leia Também