Cerca de trezentos moradores de Barra Nova Distrito de Barra Nova interditaram a rodovia BA 265, no município de Barra do Choça, no início da noite deste sábado, 09 de janeiro. Segundo informações de moradores, as interdições foram feitas em protesto contra a falta d’água na localidade, principalmente com relação aos bairros Chico Almeida e Edgar Brito.
Os manifestantes alegam que os referidos bairros estão há mais de quarenta e cinco dias sem água nas torneiras. Aliado a isso, a Diretoria Regional da Embasa tem tratado a questão com descaso, pois o funcionário responsável pelos serviços no Distrito, tem feito a sua parte, portanto é uma questão de funcionamento, segundo moradores, o sistema é arcaico e não acompanhou o crescimento populacional do Distrito.
Indignada, e com uma panela na mão, a moradora Elisângela Santos, de 39 anos, criticou a EMBASA, segundo ela, “Estamos em sem água, no portanto, quando a conta chega para pagar, tem que pagar, se ficar três ou quatro dias sem pagar, chega o aviso de corte, disse.
Um dos líderes do movimento Eduardo, informou que o protesto é pacífico, a manifestação acontece por conta da inoperância da Empresa que ignora as queixas dos moradores e não tomam providências, desabafou: algumas destas famílias que aqui estão, não sabem o que é ter água no chuveiro, para um banho há mais de três meses, concluiu.
Além do fogo nos pneus velhos, galhos de árvores e madeiras, uma árvore de eucalipto foi derrubada para interromper o trânsito de veículos. A orientação foi chamar a atenção da Empresa responsável, caso isso não ocorra, os manifestantes afirmaram categoricamente, que uma ação maior está sendo planejada, a de interromper o fornecimento de água para o município de Vitória da Conquista.
A mobilização está prevista para acontecer durante todo o dia de amanhã, inclusive, dificultando a passagem dos comerciantes para a feira do domingo em Barra Nova.
1