Na manhã desta quinta-feira, 03 de dezembro, foi realizada Audiência Pública com o tema “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. O encontro foi uma inciativa do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e faz parte da campanha de combate à violência contra a mulher.
Pouco antes da sessão começar, foram entregues laços brancos para os homens presentes. A ação foi explicada em um vídeo explicativo, que dizia respeito à campanha “Laço Branco: homens no combate à violência contra a mulher”, parte uma luta mundial incansável para que a violência de gênero possa ser erradicada.
Logo em seguida a mesa foi composta pelo prefeito Oberdam Rocha, o secretário municipal de Assistência Social Jailton Fernandes, a delegada da Polícia Civil de Barra do Choça Gabriela Garrido, o coordenador da Guarda Municipal Ivan Antônio dos Santos, a advogada e representante da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia Flora Pereira, além dos vereadores do município.
O prefeito Oberdam alertou para a urgência da campanha de enfrentamento. “Esses momentos são importantes para tentar amenizar essa violência que é estatística e tão assustadora. Isso requer um despertar dessa necessidade e hoje temos aqui pessoas que procuram ser ativas no nosso município e se atentar quanto a essa violência”, afirmou.
As falas seguiram com Flora, que parabenizou a presença de homens na plenária e destacou a importância de falar sobre violência contra a mulher para eles. “Eu costumo dizer se falamos só pra mulheres, estamos enxugando gelo, se os homens não participam, como eles vão nos apoiar e se engajar na luta?”, questiona . Além disso, destacou a parceria com os Creas nos municípios que ainda não possuem Centro de Atenção à Mulher, como é o caso de Barra do Choça.
A delegada Gabriela começou sua explanação parabenizando o recém eleito Conselho Tutelar de Barra do Choça e lembrando que o machismo começa desde a tenra idade. “Ele começa com todo preconceito que existe contra a mulher, ninguém julga o homem por sua roupa. As nossas crianças ouvem isso e a gente percebe que as crianças que vem desses lares disfuncionais repetem esse comportamento, temos que ter cuidado com nossos próprios comentários depreciativos, pois você acaba desenvolvendo um sentimento de superioridade e o direito de humilhar nesses meninos”, comenta.
A Audiência foi encerrada com a palestra também intitulada “Lugar de Mulher é onde ela quiser” e ministrada por Flora Pereira. Alguns dados foram apresentados, como a informação de que a Bahia ocupa o 12º lugar em violência contra a mulher e que Barra do Choça é o 942º município brasileiro em casos de feminícidio.
A advogada também fez algumas considerações sobre a cultura machista do nosso país e pontuou alguns casos recentes envolvendo deputados federais, como o caso em que Jair Bolsonaro agrediu a deputada Maria do Rosário. Flora Maria. “Vivemos em uma sociedade machista e patriarcal, onde o homem é que determina qual o nosso lugar e o nosso papel. A nossa luta é para que a gente decida onde queremos estar!”, afirma.
OFERECIMENTO: