Na manhã deste sábado, 12 de dezembro, o Blog do Jorge Amorim esteve em uma das muitas propriedades atingidas pelo fogo. A primeira impressão que se tinha é que a mata da Fazenda Juriti, situada a 12 km de Barra do Choça, tivesse sido completamente tomada pelo fogo, mas felizmente, graças ao trabalho do lavrador Roberto, de moradores e funcionários da Fazenda vizinha, agindo rápido e minimizaram os efeitos do terrível fogo.
De acordo Roberto, o incêndio teve início em uma propriedade do senhor Arlindo, no Rio do Meio. Sem controle, o fogo saiu devorando tudo o que vinha pela frente. Assustados alguns moradores pensaram até em sair de suas casas. Calor intenso e muita ventania, fizeram com o fogo ganhassem força e se alastrassem rapidamente, explica. Segundo ele, as labaredas de fogo chegaram a uns sete metros de altura.
Na propriedade Juriti, encontramos Roberto e sua filha, Jeane Mendes, de 18 anos (Estudante do CEBN, de Barra Nova), apagando os últimos resquícios do fogo. Em breve bate papo com o Blog do Jorge Amorim ela disse que o sentimento é de muita tristeza, “aqui tínhamos uma mata preservada, muita antiga, aqui viveram os meus avós, eles sempre tiveram o cuidado de preservar e não deixarem que ninguém a destruíssem, e agora em apenas um dia, quase tudo foi destruído, o que levou anos para ser construído, é muito triste, desabafou.
A estudante nos informou ainda, que muitos animais foram vistos fugindo da fumaça e do calor, citou como exemplo, uma família de quatis, um porco espinho (registrado em vídeo) e muitos pássaros. A Fazenda Juriti, pertence ao senhor Osvaldo Teixeira, de 76 anos. Morador de Vitória da Conquista, seu Osvaldo não se conteve ao saber que o incêndio atingiu a sua propriedade, ficou bastante abalado, informou Roberto.Um Paraíso ameaçado
A Fazenda Juriti possui 40 hectares, destas 30 hectares são de mata Nativas. O administrador Roberto, disse que cerca de 4 hectares da propriedade foi atingida pelo fogo, isso por que foi feito um grande mutirão para não deixar o fogo avançar.
Uma reserva extremamente preservada, com uma enorme variedade de espécies de fauna e do flora do município. Segundo o administrador existem nesta área uma grande quantidade de animais silvestres, quatis, tatus, micos, raposas, tamanduá mirim, porco espinho e uma vasta quantidade de cobras, como: pingo de ouro, patrona, bico de jaca, surucucu boi e jararacas. Disse que já presenciou cobras de mais de 2,5 metros de cumprimento na reserva.
Nesta propriedade pode se encontrar também muitas espécies de madeiras de lei, árvores seculares com mais de 30 metros de alturas, como sucupira, jacarandá, Pau d’arco, cedro, maçaranduba, Jatobá, dentre outras. A área é rica também em outras espécies, como: palmito juçara, orquídeas, bromélias e uma diversidade de pássaros e aves.
Todo este paraíso está ameaçado de ser tomado pelo fogo, haja vista que o mesmo ainda não foi controlado. Mesmo os moradores combatendo dia e noite, mas a fúria é muito grande e o fogo está sujeito a vir novamente e destruir tudo isto. É uma pena!!
ACOMPANHE A COBERTURA FOTOGRÁFICA na Fazenda Juriti em Barra do Choça. CLIQUE AQUI FLICKR