Alunos do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz em Barra do Choça participaram na noite desta quarta-feira, 09 de dezembro, do Lançamento do jornal estudantil “Jornal do Dária”. O impresso é parte do trabalho realizado pelo professor e jornalista José Amorim, junto às turmas do 2º e 3º ano noturno na disciplina Geografia. O cantador e poeta Euzébio Oliveira abriu os trabalhos, cantando e contando os seus causos.
De a cordo, o professor e jornalista, José Amorim, idealizador do projeto, o objetivo do jornal estudantil, “Jornal do Dária”, inserir a discussão de temas do cotidiano dos alunos, relacionadas aos conteúdos da disciplina Geografia. As temáticas relativas à sua realidade proporcionaram o contato direto dos estudantes com questões, normalmente trabalhadas de forma teórica, em sala de aula.
Estiveram presentes além dos referidos alunos, professores, funcionários e convidados como o diretor saturnino Barbosa; o coordenador do Meio Ambiente, Crésio Lima; o vereador Anaelton Freitas; o coordenador da Guarda Municipal, Ivan Antonio; os ex-alunos, Adauto Cortes e Edson Grilo; o coordenador e ativista cultural, Euzébio Oliveira, o ator e diretor de teatro, Murilo Donato, dentre outros.
Segundo José Amorim, a produção do jornal levou cerca de três meses. Desde a divisão dos editorias (sete ao todo), reuniões para escolha e divisão de pautas, até a ida dos alunos a campo para a produção das matérias. Muitas entrevistas e fotos foram feitas; muitas horas foram dedicadas a esta bela tarefa de reportar para o outro a realidade observada.
Para o estudante Sidnei, este projeto encabeçado pelo professor José Amorim, foi muito bom, com ele, nós pudemos nos expressar. Disse, a sua construção nos deu uma visão que até então não tínhamos dos problemas existentes em nosso município. Elogiou, “tinha nos meus planos um dia escrever uma página em jornal, e hoje estou em mãos um jornal que tem a minha participação”.
Na oportunidade, cada representante de turma pode manifestar-se sobre as suas impressões acerca do projeto, foram muitos os elogios e relatos de aprendizagem. Já o diretor Saturnino por sua vez, elogiou a iniciativa do professor José Amorim, disse que o colégio não mediu esforços para dar o suporte na produção, fica o legado para outras gerações, e concluiu, foi surpreendente o envolvimento e a dedicação com que os alunos encaram os trabalhos, estão todos de parabéns.
Cada aluno do Colégio Dária Viana de Queiroz receberá o seu exemplar. Serão enviados ainda ás entidades públicas do município, Prefeitura, Fórum, Câmara, Escolas, Bibliotecas, dentre outras. A Farmácia Melquíades, através do empresário Emanoel Melquíades, ‘Bel” teve uma importante participação doando uma bicicleta para ajuda na sua execução do projeto.
QUER VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA DESTE EVENTO. CLIQUE AQUI