Está em curso no município de Barra do Choça, um projeto de pesquisa denominado “Desempenho cultivares resistentes à ferrugem para a cafeicultura da Bahia”. O Projeto no município é coordenado pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), e pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola da Bahia (EBDA), através da professora Sandra Elizabeth de Souza e do engenheiro Agrônomo, Gabriel Fernandes Pinto.
O projeto é financiado pelo Consórcio de Pesquisas Café, da Embrapa Café, cujo objetivo visa avaliar aspectos agronômicos e fitossanitários de 26 variedades de cafeeiro desenvolvidos pelos principais centro de pesquisas nacionais que trabalham com esta cultura, dentre elas a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais); do IAC (Instituto Agronômico de Campinas); do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) e da Fundação Procafé.
Barra do Choça possui forte dependência da atividade cafeeira, por este e outros motivos, o município ao lado de outros cinco centros de experimentos, (Espirito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná), estão engajados na busca por uma planta que resista ao grande vilão da cafeicultura, a ferrugem.
Para a produção das espécies a serem experimentadas, o Viveiro Catuaí, situado em Barra do Choça foi convidado a participar do processo de produção de 2.600 mudas de café, sendo 100 mudas, de 26 variedades. O viveiro Catuaí, é hoje o maior viveiro de produção de mudas de café do sudoeste baiano, com uma produção anual, de 1 milhão e 100 mil mudas/ano.
Credenciado ao Ministério da Agricultura, o Viveiro Catuaí, foi a empresa escolhida para este fim por apresentar ampla experiência em produção de mudas de café, bem como, pela certificação do estabelecimento supracitado pelo Ministério da Agricultura.
Os produtores de Barra do Choça e do sudoeste baiano aguardam com expectativa este estudo, haja vista que, a inserção de uma planta resistente a doença, minimizaria o uso de produtos fitossanitários, os fungicidas que, na maioria das vezes, são de alta toxicidade ao homem, animais domésticos e silvestres.
OFERECIMENTO: