A Bahia é estado brasileiro com o maior número absoluto de mortes violentas intencionais registradas no ano de 2014, segundo levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que divulgou, ontem, o resultado parcial do 9ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em todo o país, o número de brasileiros vítimas de homicídios no ano passado chegou a 58 mil.
De acordo com o balanço, o número de homicídios registrados na Bahia durante o ano passado sofreu um aumento de 4% em relação a 2013: Foram 6.265 assassinatos contra as 6026 mortes intencionais registradas no estado há dois anos. Ainda de acordo com o balanço parcial, os homicídios em 2014 significam uma taxa de 41,4 mortos a casa grupo de 100 mil habitantes.
Após a Bahia, os estados que registraram maior número de homicídios em 2014 foram Rio de Janeiro, com 5.719 pessoas assassinadas, e São Paulo, com o número absoluto de 5.612 óbitos em decorrência de crimes violentos intencionais. O Rio de Janeiro teve um aumento de 6,9% em relação ao ano de 2013. Já São Paulo sofreu um aumento de 2,6% em relação a 2013.
Procurada, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) questionou a metodologia aplicada durante a formulação do documento. Em nota divulgada em seu site, a SSP informou que “classifica, inicialmente, qualquer morte com sinais de violência como homicídio, exceto casos especiais” e que “em outros estados brasileiros, grande parte das ocorrências não é assim contabilizada e sim registradas como ‘mortes a esclarecer’”.
Diante disso, a Secretaria também informou que “entende a inviabilidade de se comparar os dados entre os estados, já que cada um utiliza metodologia diferente de contabilidade nas estatísticas policiais”. * Correio
OFERECIMENTO: