As Escolas do Campo do município de Barra do Choça que participam do Programa Mais Educação, vem buscando através de suas atividades promovendo uma estreita relação Escola Comunidade. As escolas são abertas aos finais de semana para realização de ações de educação não formal, no âmbito do lazer, das artes, da cultura, do esporte, do ensino complementar e da formação inicial para o trabalho e para a geração de renda.
Neste sentido, o Programa Mais Educação de Barra do choça, com o objetivo de promover espaços para o exercício da cidadania, para a organização comunitária e para a aproximação entre comunidade e escola, ofereceu às mães de alunos da Escola Idália galdino Costa, situada na Comunidade Santo Antonio II, a Oficina de Manicure.
A atividade estava prevista para doze mães, aos poucos outras foram se aproximando, gostando e acabaram concluindo o curso. De acordo o coordenador do Programa nas escolas do Campo Gilberto Meira, seriam apenas 12 vagas para as mães dos alunos, porém a procura foi grande e as vagas tiveram que ser ampliadas para dezoito e posteriormente para vinte mulheres.
A Direção das Escolas do Campo não mediu esforços para atender este anseio da comunidade e deu todo o suporte para a realização desta oficina. Participaram mães de alunos já com experiência e jovens com brilho no olhar e vontade de aprender este nobre ofício. Algumas já faziam as unhas de amigas e familiares e outras duas já eram remuneradas pelas unhas que cuidavam.
No entanto, a grande maioria nunca tinha participado de tal oficina. Elas veem na oficina uma oportunidade de geração de emprego e renda não só na comunidade, mas com possibilidade de buscar novos horizontes na sede do município ou até mesmo em cidades vizinhas. Ao final do curso receberam o certificado e uma maleta contendo os itens básicos para darem início as suas atividades.
Foram cinco meses de curso, todos os sábados das 8:00 às 12:00, utilizando uma das salas recém reformadas da escola, que propiciou o desenvolvimento teórico e prático da oficina. A ministrante do curso de manicure foi a Assistente Social Ana Lúcia O. Trindade, com o acompanhamento e supervisão do Coordenador das Escola do Campo, Gilberto Chagas Meira.
OFERECIMENTO: