Blog do Jorge Amorim

Crise: Jovens abandonam Caatiba por falta de mercado de trabalho

“Eu sou o último de quatro amigos a aguentar a falta de empregos de qualidade nesta cidade e estou pensando em ir embora ainda este ano.”. Esse dramático depoimento é de Gustavo, jovem desempregado do município de Caatiba, que resolveu desabafar através de e-mail encaminhado à redação do RS e, de fato, retrata uma realidade crua que vem se perpetuando e desafiando as autoridades locais e a comunidade de modo geral.

As tentativas do governo municipal de atrair empresas expressivas a se instalarem no município se mostraram ineficientes até agora e, portanto, não há nada para se comemorar nesse setor tão relevante para a comunidade de Caatiba. Ao contrário do que acontece em muitas cidades da região, como Potiraguá, Firmino Alves, Itororó, Itambé e Macarani, Caatiba chegou a receber os maquinários da empresa Bárbara Kras, mais trabalho ainda nada! Desde junho de 2014, que Júnior Mendes vem prometendo abrir a fábrica e empregar cerca de 300 pessoas.
Na verdade, é preciso muita vontade política, capacidade criativa e habilidade relacional para superar esse problema, coisa que parece não ter a figura do atual prefeito Júnior Mendes.
Então, como declara Gustavo, o jeito é ir embora para São Paulo, Nova Serrana e até mesmo a outras cidades de maior porte para se conseguir uma colocação e um salário mais atraente.
Através do WhatsApp outra jovem desempregada disse: “Queria muito ficar nessa cidade, mas aqui não há emprego, fora da máquina da prefeitura. Com quatro faculdades mereço mais que isso, assim como muitos jovens como eu.” * RS Portal Bahia Leia Mais

Curta e Compartilhe.


Leia Também