Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Reunião do Coegemas tem forte participação da equipe da Secretaria de Assistência Social

DSC_16161Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25 de maio, em Vitória da Conquista, a reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Bahia.  Barra do Choça foi representada através do prefeito e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) Oberdan Rocha, do secretário de Assistência Social do  município e atual presidente do Coegemas Jailton Fernandes  e  toda sua equipe da Secretaria.IMG-20150526-WA0003

O presidente e secretário considera uma honra participar do colegiado junto com pessoas ligadas aos serviços de assistência social e aos conselhos da área, firmando o compromisso com a parte da população precisa dessas políticas. “As reuniões do Coegemas acontecem de praxe na Assembleia Legislativa em Salvador, o fato de acontecer na Ufba em Vitória da Conquista é muito importante para descentralizar as ações.  Nesse momento juntamos todos os secretários de Assistência Social do estado da Bahia e suas equipes para colocar os desafios e avanços para então servir melhor a população”, afirma Fernandes.

IMG-20150526-WA0006

Na reunião, Jailton Fernandes foi responsável por traçar um panorama histórico dos dez anos de funcionamento do Sistema Único de Assistência Social – Suas no Brasil. Ele explicou que a organização dos programas de assistência social em um sistema e o aumento de investimento na área, foram responsáveis por tirar pessoas da condição de pobreza e miséria, trazendo para o convívio e para a participação social.  “Embora, nestes dez anos tenhamos tido um aumento de bilhões no investimento para a Assistência Social através do Suas, ainda encontramos dificuldades”, explica.DSC_1615O prefeito e presidente da UPB Oberdan Rocha em seu momento de fala conclamou uma reflexão aos presentes sobre a situação dos municípios do interior da Bahia em relação ao contingenciamento de verbas no ano de 2015. Tal contexto, segundo Oberdan, ameaça as políticas públicas de Assistência Social. “Diante das dificuldades, somos o elo mais fraco, pois às vezes ficamos sem repasse do governo estadual e federal. Estamos muito preocupados com a relação que os governos federais e estaduais tem manifestado com os municípios”,afirma.

Na reunião, estiveram presentes ainda a superintendente da Assistência Social do Estado da Bahia Mara Moraes e o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Assistência Social José Dirceu.

OFERECIMENTO:

Montagem criada Bloggif

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também