A Febre da Chikungunya está no Brasil e na Bahia muitas ocorrências tem sido registrados pela Secretaria Estadual de Saúde. Em Barra do Choça, em meados do mês de outubro, um caso despertou o ALERTA da Secretaria do municipio, foi notificado um caso suspeito, o qual está sob investigação diagnóstica.
Preocupados com a eminência da doença em Barra do Choça, a Secretaria de Saúde, através da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, vem tomando uma série de precauções. Na última sexta-feira, 31 de outubro, foi lançado uma NOTA aos moradores do município, alertando para os cuidados com os sintomas da doença. Veja fragmento da NOTA:
Caso surjam casos suspeitos em Barra do Choça, mais precisamente com queixa de febre e dor em articulações, procurar um dos nossos serviços de saúde (Hospital e/ou Unidade de Saúde da Família) para notificação, investigação diagnóstica, tratamento e adoção de medidas de controle vetorial.
Uma vez que tenha caso suspeito em uma determinada área, os Agentes de Endemias realizarão BLOQUEIO DE TRANSMISSÃO DA FEBRE CHIKUNGUNYA POR MEIO DE APLICAÇÃO DE INSETICIDA NUM RAIO DE 50 METROS EM TORNO DO LOCAL PROVÁVEL DE CONTAMINAÇÃO.
Aguardem detalhes.