Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Avante inicia projeto de escuta com crianças de Barra do Choça

AVANTE1Construir espaços de participação de crianças em contexto de trabalho infantil, com vistas ao fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Esse é o principal objetivo do Posso Falar?, projeto da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, da Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) por meio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). No final da semana passada, no dia 2 de outubro, o projeto foi iniciado em Barra do Choça com a participação das crianças da rede Educacional e Socioassistencial.

AVANTE2O projeto pretende constituir e fortalecer grupos de participação e escuta de crianças de 5 a 12 anos em dez municípios baianos que possuem indicadores sociais baixos e crianças vivendo em contexto de trabalho infantil. Além de Barra do Choça, Antônio Cardoso, Banzaê, Botuporã, Cardeal da Silva, Irará, Fátima, Nova Soure, Santanópolis e Tucano serão contemplados pelos projeto.

AVANTE3

De acordo com Ivana Castro, consultora da Avante, esse não é apenas mais um projeto da Avante no combate ao Trabalho Infantil (TI). “O grande diferencial é fomentar a escuta de crianças em situação de TI como um importante meio para melhor conhecer suas bases e para combatê-lo. O exercício da escuta não é fácil. Quem a realiza precisa estar isenta, não pode atuar de forma diretiva, o que torna esta escuta ainda mais difícil, pois é preciso, muitas vezes, perceber o simbólico ou o que está implícito na fala. Ou mesmo respeitar o silêncio”, avalia. ASCOM/PMBC

Oferecimento:CDL (1)


Curta e Compartilhe.


Leia Também