O Programa Todos pela Alfabetização – TOPA, por meio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, realizou nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2014, a primeira etapa de formação para alfabetizadores e coordenadores de turmas do programa TOPA de Barra do Choça. A formação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve a carga horária total de 24 horas.
A formação foi ministrada pela professora Flávia Cristina B. Caires, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que com sua vasta experiência em EJA, contribuiu significativamente para o sucesso do encontro.
Segundo o coordenador geral do TOPA em Barra do Choça, Ivanilton Brito, a formação é de suma importância para a troca de experiências, conhecimentos e práticas exitosas, somando para uma práxis coerente ao ensino de Jovens e Adultos. Para o coordenador o suporte dado pela Secretaria Municipal de Educação foi determinante para o sucesso do evento.
O TOPA é um programa estadual voltado para a alfabetização de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. O TOPA já alfabetizou mais de quatro mil alunos no município, sendo fundamental para a redução dos altos índices de analfabetismo de Barra do Choça e da Bahia.
O município possui 38 (trinta e oito) turmas de alfabetização e 05 (cinco) coordenadores de turmas, distribuídas na sede e na zona rural do município. Ao final das etapa inicial e continuada os participantes estarão recebendo o certificado da Unidade Formadora – UESB, com carga horária de 40 horas.
O evento contou com a participação cultura do grupo de teatro “Arte e Alegria”, formado pela alfabetizadora Istela Etelvina e seus alunos. O grupo teatral tem se apresentado em diversos eventos escolares e na comunidade, se tornando uma das principais atividades artísticas do município. Com Informações da Coordenação do TOPA