Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Prefeito Oberdan participa de reunião com a Associação do Bebedouro

20140906_095510Foi assim, debaixo de uma árvore na fria manhã de domingo, 07 de setembro, que o prefeito Oberdan Rocha sua comitiva participaram da reunião mensal no Assentamento Bebedouro, localizado na Estrada Barra do Choça ao São sebastião, km 7.

De acordo o presidente Zeca da Saúde, a reunião ocorre uma vez ao mês, conforme determina o Regimento da Entidade. Na oportunidade, o presidente apresentou à assembleia as questões da Entidade, abriu à participação dos membros, realizou votações, enfim, todo o procedimento de uma reunião normal. Ao final, Zeca da Saúde mencionou o nome do ex-secretário de agricultura Eduardo Salles, falou do seu trabalho, do seu empenho e de sua importância para o projeto da Fazenda Bebedouro.

bebed2

Em seguida, pediu o apoio de todos os associados para o Projeto Político de Eduardo Salles, disse, “Não peço o apoio ao Governo e nem a presidências, mas o que Eduardo Salles fez por nós, ele merece todo o nosso apoio”. Eduardo Salles é um dos postulantes a Assembleia Legislativa da Bahia.

Já o ex-presidente, Agnelo, disse “Se o prefeito Oberdan candidatar mil vezes eu voto nele. Eduardo Salles é o meu candidato, ele e Oberdan foram muito importantes para a nossa associação”, agradeceu “.

20140906_095543

Com o prefeito Oberdan estavam o secretário Eric fabiano e o ex-vereador, Jorge Amorim. A visita à Fazenda Bebedouro, faz parte das inúmeras reuniões que o prefeito e sua comitiva vem fazendo ao longo dos últimos meses na região. O objetivo é apresentar as suas ações, apresentar os seus candidatos e o porquê destes nomes. Na oportunidade, o prefeito Oberdan ficou admirado com a organização e com poder de mobilização dos produtores daquele assentamento.

O prefeito atribui ao sucesso daquele assentamento, primeiro a persistência dos lavradores, e depois ao esforço do ex-secretário Eduardo Salles e do Governo do Estado. Disse que se não houvesse o interesse do estado em estar ajudando àquelas famílias, o projeto não sido realizado. o prefeito reforçou a necessidade de eleger Eduardo Salles e o Goverrno para que o projeto continue avançado, agradeceu.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO

O Estado negociou a compra de uma área de 400 hectares da Fazenda Bebedouro, no valor total de 1 milhão e 400 mil reais. Esta transação estava sendo negociada há mais de quatro anos. A área, vai favorecer 50 famílias do assentamento, que poderão ter uma fonte de renda estável. “Graças aos esforços da diretoria dessa associação, Agnelo e Adalto Queiroz, foi possível viabilizar, junto à Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e à Secretaria de Agricultura do Estado, a compra desta área para beneficiar 45 famílias de trabalhadores; e inseri-los no processo produtivo para que eles possam gerar emprego e renda para sua família.

A compra definitiva foi realizada por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Este programa tem o objetivo de promover a aquisição de terras através de parcerias com o Banco do Nordeste. Desse modo, os agricultores rurais, que não tinham um pedaço de terra para trabalhar, agora podem adquiri-lo.

Programa Nacional de Crédito Fundiário começou em 1998, com o nome de Cédula da Terra e beneficiou, primeiramente, o Litoral Norte da Bahia. Hoje atua no Brasil inteiro, agilizando o processo de assentamentos.

 

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também