Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Notas do Ideb sobem em Barra do Choça

ideb

As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Barra do Choça subiram, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Nas séries iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), a avaliação de caráter censitário demonstrou que a nota subiu de 3,4, em 2011, para 3,7, em 2013, superando a meta de 3,6. Já para os Anos Finais (do 6º ao 9º ano) cresceu de 2,5, em 2011, para 2,9, porém o índice ficou a baixo da meta estabelecida que é de 3,3.

O indicador, que serve de referência no Brasil para qualificar o ensino básico, é calculado de dois em dois anos e leva em conta a taxa de aprovação e o desempenho dos estudantes em avaliações externas de língua portuguesa e matemática.

Na avaliação do Secretário de Educação, Ricardo Amorim, o resultado é positivo. Ele atribui o bom desempenho ao trabalho de equipe que vem sendo desenvolvido no município.

Na avaliação do Secretário de Educação, Ricardo Amorim, o resultado é positivo. “Do 1º ao 5º ano, nós ultrapassamos a meta estabelecida. Do 6º ao 9º ano, apesar de não alcançar a meta, tivemos uma boa evolução”, revela.

Ele atribui o bom desempenho ao trabalho de equipe que vem sendo desenvolvido no município. “É o resultado de todo um trabalho da educação de Barra do Choça, da Prefeitura, da Secretaria de Educação, dos nosso professores e funcionários, enfim de todo o grupo da educação da nossa cidade”, destaca.

Ricardo Amorim atribui o resultado também a algumas políticas públicas que estão sendo implantadas no município a exemplo do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC),que tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. “Cabe ressaltar também outros programas do governo federal em parceria com os governos estadual e municipal que vêm melhorando o processo de ensino aprendizagem”, finaliza. ASCOM/PMBC

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.


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