Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Vigilância Sanitária realiza ação educativa do Agosto Azul para a Guarda Municipal

saude

Sempre buscando trazer ações educativas para melhorar a saúde do trabalhador, a secretaria municipal de saúde de Barra do Choça, através da equipe de vigilância sanitária, promoveu no dia 12 de agosto, no auditório da Secretaria de Educação, um encontro com os homens da Guarda Municipal.

Marcando o Agosto Azul, que é o mês dedicado ao desenvolvimento e fortalecimento de ações voltadas à Saúde do Homem, foi feita uma palestra visando motivar uma mudança comportamental da forma como o homem trata sua saúde. Além de quesitos da saúde também foram abordados aspectos de segurança do trabalho e dicas de ergonomia e postura adequada na rotina laboral.

O coordenador da vigilância sanitária de Barra do Choça, Cláudio Brito, lembra da importância de o homem, que tem mais resistência em procurar os serviços de saúde, se informar, procurar se prevenir e buscar com mais frequência o médico.

O coordenador da vigilância sanitária de Barra do Choça, Cláudio Brito, lembra da importância de o homem, que tem mais resistência em procurar os serviços de saúde, se informar, procurar se prevenir e buscar com mais frequência o médico.

O coordenador da vigilância sanitária de Barra do Choça, Cláudio Brito, lembra da importância de o homem, que tem mais resistência em procurar os serviços de saúde, se informar, procurar se prevenir e buscar com mais frequência o médico. “O objetivo é atender a todos os trabalhadores da cidade e conscientizar a importância da prevenção e dos bons hábitos na rotina do trabalho”, explica. E lembra que a ação vai se estender a outros trabalhadores. ASCOM/PMBC

Vale lembrar que iniciativas como essa são de extrema importância, pois os homens pouco procuram os serviços de saúde e geralmente têm diagnósticos tardios. Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens de 20 a 49 anos correspondem a 52 milhões de pessoas no Brasil e a 55% do total da população masculina, vivendo em média seis anos menos que as mulheres, outra estatística aponta que de cada cinco mortes de pessoas entre 20 e 39 anos quatro são de homens.

Os homens são mais suscetíveis a mortes por causas externas, sendo o principal fator de internamentos da população masculina, violência e os acidentes de trânsito correspondem aos fatores que mais matam no estado, depois vêm fatores de risco como as doenças cardiovasculares, o diabetes, o colesterol e a pressão alta, que estão relacionadas aos hábitos de vida da pessoa.


Curta e Compartilhe.


Leia Também