Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Município realiza seminário e discute propostas sobre projeto horticultura

hort 1Foi realizado nesta quinta-feira, 07 de maio, na Fazenda COTEFAVE em Barra do Choça, o 1º Seminário de Horticultura do município. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, a DNA agrícola e demais parceiros.

HORT3O objetivo do Seminário apresentar aos produtores do município, orientações técnicas, experiências exitosas de como produzir, preservar e comercializar os produtos oriundos da Horticultura do munícipio. O público alvo do evento foram os pequenos, médios e grandes produtores de Barra do Choça. Cerca de cem pessoas participaram das atividades, entre produtores, técnicos, representantes de cooperativa, representantes da EBDA, representantes de Empresas Agrícolas, vereadores e o prefeito Oberdan Rocha.HORT6Divididos em três etapa, a atividades iniciaram pela manhã com os palestrantes de renome nacional, como: o Francisco Aliomar Feitosa – Engº Agrônomo, consultor técnico em hortaliças e flores; Luciano Yamane, Eng. Agrônomo e Consultor na Chapada Diamantina e o Raphael Almeida Lima – Engº Agrônomo DNA.

No segundo momento, formou-se uma Mesa  Redonda para discutir o Projeto para Barra do Choça. Os componentes, responderam aos questionamentos dos produtores, questões como: Como vender o produto, o controle, Legislação, Financiamento e principalmente a Água.HORT7De posse destas indagações, o prefeito fez um breve relato da luta do município com a EMBASA, no sentido de resolver esta questão. haja visto que, os produtores irrigantes, muitas vez são tratados pelo órgão fiscalizador com um certo desrespeito. Já o agrônomo, Abelardo Jr, disse que a ação do município em travar esta luta pelo produtor, motiva-os, a continuar o seu trabalho de produção. Em seguida sugeriu aos representantes da Câmara que uma Audiência Pública fosse viabilizada, para que setores ligados a atividade possam se reunir e buscar com o Governo uma solução, sugeriu.hort 2Eric Fabiano por sua vez explanou acerca das ações que o município vem desenvolvendo no sentido de produzir um bando de dados com informações acerca da produção no município, segundo ele, após esta etapa o município trabalhará com a perspectiva de criar um espaço para que o produtor possa vender a sua própria produção, citou detalhes da proposta e colocou-se a disposição para lutar pela causa, concluiu.DSC_0981

A terceira etapa, os produtores, técnicos e representantes das empresas parceiras na atividades, deslocaram-se a propriedade do senhor Alcídes para verem na prática, uma das muitas experiências exitosas no município. Ali, eles puderem ver as situações abordadas no seminário e esclarecerem as suas dúvidas.

AGUARDEM A NOSSA GALERIA


Curta e Compartilhe.


Leia Também