Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: CAPS promove passeata para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

caps faixa dest

Para marcar a passagem do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de Maio, a Prefeitura de Barra do Choça, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou uma passeata pelas ruas centrais da cidade, nesta segunda-feira, 19 de maio. O evento faz parte das atividades desenvolvidas em todo o País, que marca a proposta de reformulação da assistência ao pacientes com transtornos mentais.

caps guarda banda

O desfile contou com a participação da banda da Polícia Militar de Vitória da Conquista, da Guarda Municipal de Barra do Choça, dos servidores e integrantes dos CRAS Centro e Ouro Verde, dentre outros.

caps guarda

Ao longo da caminhada, os participantes empunharam cartazes e faixas alusivas à conscientização da população sobre a importância dos cuidados e do acolhimento às pessoas portadoras de transtornos mentais. O lema da passeata deste ano foi “Aqui todos somos loucos… uns pelos outros!”.

caps int meninos

O CAPS funciona na rua Florival Amorim, s/n, no Centro de Barra do Choça. Outras informações pelo telefone: (77) 3436-3020, ou pelo email: [email protected]

caps social

Luta antimanicomial – O movimento da reforma psiquiátrica iniciou-se na Itália a partir da segunda metade do século XX com repercussões no mundo inteiro e principalmente no Brasil. Aliado a ele nasceu também em 1987 (há 26 anos), em Bauru-SP, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial marcado profundamente pela ideia de defesa dos direitos humanos e resgate da cidadania das pessoas com transtornos mentais buscando uma sociedade justa e solidária, inclusiva e libertária, sem violência, com superação do estigma e preconceito.

A reforma psiquiátrica é um processo político e social, com transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, voltado para os direitos dos pacientes psiquiátricos em nosso país com a construção de redes de serviços e estratégias territoriais e comunitárias solidárias e inclusivas aos doentes mentais.

Para saber mais sobre o CAPS, clique aqui.


Curta e Compartilhe.


Leia Também