A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizam um treinamento para os professores formados em ciências biológicas. A capacitação, que acontece durante os dias 25 e 26 de março, tem o objetivo de formar multiplicadores voltados para as questões sanitaristas. O público alvo é o alunado da sexta série, do Ensino Fundamental.
Ao todo, mais de setecentos alunos estarão envolvidos na aprendizagem, que envolve informações referentes à febre aftosa, doença das aves, brucelose, tuberculose, bem como o manejo ideal de agrotóxicos e defesa sanitária. Barra do Choça é o primeiro município na região Sudoeste do estado, que passa a aderir ao projeto que coleciona resultados positivos em outras cidades da Bahia.
O secretário de educação Ricardo Amorim, durante sua explanação, deixou claro que Barra do Choça é um município que tem economia movimentada por meio do agronegócio e destacou a importância do projeto para a comunidade. “Buscamos trazer esse projeto, visando a formação continuada dos nossos professores e comunidade escolar”, disse o secretário.
Na solenidade de abertura do treinamento a fiscal da ADAB, Maria Heloísa, que é também engenheira agrônoma, disse que na prática, todo o treinamento disponibilizado aos professores, será acompanhado por uma equipe de profissionais. “Os professores são treinados com a nossa equipe, que é composta de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e pedagogos e os mesmos irão repassar todo o conteúdo programático disponibilizado no manual do aluno, informou”.
Na oportunidade, Maria das Graças Gusmão, coordenadora de educação da ADAB, disse que Barra do Choça é uma cidade pioneira na implantação desse projeto na área rural, pois em outros municípios o projeto acontece em escolas urbanas. “A gente vai treinar os professores que vão trabalhar ao longo do ano com os alunos, durante aulas de geografia, matemática e ciência, através de temas que passaremos com as palestras, levando em consideração a realidade do município”, afirmou.
ASCOM/Prefeitura Municipal
Apoio: