“Meu cafezal em flor, quanta flor meu cafezal”. Quem não se lembra destes versos cantados pelo grande Rolando Boldrim. Estes versos têm feito todo o sentido nas lavouras cafeeiras de Barra do Choça. Nos últimos dias com o advento das chuvas os cafezais do município amanheceram mais floridos e perfumados.
Depois de um sofrido período de seca e o baixo preço do produto no mercado, trouxe um grande desânimo para o produtor de Barra do Choça. Porém, nem todas as notícias são ruins, a começar pelo prêmio conseguido por um barrachocense “Eufrásio Souza”, ele foi o campeão do 10º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café.
As outras notícias ficam por conta do aparecimento das chuvas e da boa floração dos cafezais de Barra do Choça, reacendendo as esperanças e o estímulo pra tocar as suas lavouras. Fica a torcida para que o Mercado reaja, e melhore os preços para os nossos produtores, haja visto que a economia de Barra do Choça, Vitória da Conquista e de outros municípios do Sudoeste dependem desta cultura.