Um grupo de Barra do Choça participou na última quinta-feira, 26 de setembro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb em Vitória da Conquista, do I Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo, evento realizado pelo CALIBRAS, Centro de Aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais em parceria com a UESB. Além das palestras, o evento contou com o Festival de Língua Brasileira de Sinais e diversas outras atividades.
O grupo barrachocense estava formada pelos surdos, acompanhados por familiares e pela professora Juliana Cascaes. Para a esposa de um dos surdos, Núbia Santos, a expectativa é muito grande, haja visto que este é o primeiro encontro organizado pela comunidade surda de Vitória da Conquista, vai ser muito bom participar de mais esta experiência, pois tenho orgulho de pertencer a cultura surda.
A professora da Escola Municipal Rogério Gusmão, Juliana Cascaes, acompanhando o seu aluno Raí Almeida, de 8 anos, ressaltou que no início do seu trabalho com o aluno surdo, despertou uma enorme preocupação, porém, de imediato buscou ajuda com uma pessoa que tinha experiência, e graças a ela, me incentivou e incentiva até hoje, a está buscando conhecimentos não só para ele, mas para outros que virão, concluiu.
” Quero aprender mais do que já sei…, Sonho em um dia poder ajudar os professores a ajudarem outras pessoas surdas” fala de Jean Silva, interpretada por sua esposa, Luciene Cardoso. Segundo ele, nas escolas do município carecem de pessoas com estas habilidades, e ele pode ser um profissional desta área, concluiu.