Uma grande festa foi realizada pelo MST, e especificamente pelos assentados da Comunidade do Cangussu, para comemorar ” Os 16 anos de existência do assentamento Cangussu em Barra do Choça”, as atividades tiveram início no sábado 31/08 e 01 de setembro.
E para comemorar com graça esta data, educadores e educadoras e comunidade , apresentaram a mística “Guerreiros da Terra – Homenagem aos assentados que morreram na Luta pela terra…”, uma belíssima, exibição levando emoção e poesia aos presentes. Dentre os homenageados estavam, dona Adélia, Doca, seu Artur Amorim, dona Lúcia, Iraci, Agnaldo, dona Luzia, dentre outros.

Segundo o professor Jeovane, um dos organizadores do evento, a mística apresentada, foi uma forma de lembrar daqueles e daquelas que dedicaram a sua vida e, por vezes, a perderam, para garantir aos seus entes queridos, uma terra que pudesse garantir a sua sobrevivência. Para ele, o objetivo foi alcançado mas à custa de muito sofrimento, e que a bênção de todos aqueles e aquelas que se foram esteja sempre conosco e não nos faça esquecer nunca o quanto é importante a união e a luta na realização dos nossos sonhos, concluiu.
Diversas autoridades estiveram prestigiando o evento, dentre eles: O Deputado Federal do PT,Walmir Assunção; o vice-presidente do PT baiano, Ueldes Valeriano, o prefeito Oberdan Rocha, os vereadores de Barra do Choça e Vitória da Conquista, respectivamente, Paulo Bateria e Julio Honorato, coordenadores do MST, Willian e Walter, além de outras autoridades. Nos discursos, ao todo instante eram mencionados os nomes dos homenageados, demonstrando o reconhecimento e a admiração ao legado de cada um deles.

A Coordenadora do assentamento, professora Daiane, ao final entregou a cada família homenageada, um lembrança, em forma do reconhecimento àqueles que partiram.
FOTOS: Delcy Alves e Jorge Amorim.